Dia da Terra

A ABrasOFFA está realizando, as comemorações de 50 anos do Dia da Terra com diversas atividades espalhadas pelo Brasil e em alguns países pelo mundo.
Os interessados podem entrar em contato por meio do Instagram @abrasoffa_ong.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Projeto Lipky - Grupo Infantil de Cultura Tcheca

Projeto da ABrasOFFA - Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares, OSCIP, que tem status consultivo especial perante o ECOSOC - ONU desde 2017 e desenvolve projetos multiculturais e sociais de cunho internacional. Este projeto surgiu do programa Boas Práticas, na Prática dedicado a criação de um grupo infantil de danças folclóricas tchecas, na cidade de Batatuba que representará a Moravia Tcheca, inspirado e com suporte cultural dos grupos profissionais da região Valáquia, Lipta e Jasenka e  das cidades de Vsetin e Liptal .
Por ser colaboradora da comunidade tcheca de São Paulo durante dez anos,  a também Vice-Presidente da ABrasOFFA Camila Leal, foi convidada a conhecer Batatuba e as crianças da escola Marie Bata, na ocasião da despedida da Cônsul da República Tcheca. Nesse evento teve contato com as manifestações produzidas com  empenho pela comunidade de Batatuba.
 A representação da cultura tcheca, a busca pela história, a criação do hino e da bandeira com elementos tchecos, motivou Camila Leal e Rodrigo Rosa a escreverem este projeto. Além de atuantes na ABrasOFFA , mais de 23 anos, os dois foram bailarinos e diretores do grupo de dança folclórica tcheca de São Paulo por 4 anos e por isso têm um conhecimento da cultura tcheca que pode ser disseminado para as crianças darem continuidade nesse estudo e assimilação cultural. Hoje o grupo de dança folclórica tcheca de São Paulo está inativo por indisponibilidade dos membros.
 A ABrasOFFA tem um programa chamado Boas Práticas, na Prática em que busca profissionais ou conhecedores de temáticas que possam ser disseminadas para as crianças, sendo que esses colaboradores são voluntários e doam o seu tempo e conhecimento para o desenvolvimento do projeto. Para somar neste projeto, foi convidada a bailarina Luana Zaccaro de Lima, também ex-bailarina do grupo de São Paulo e membro da ABrasOFFA. Sua avó, tcheca, e sua mãe também colaboram com os preparativos e principalmente com a produção de bolachas tchecas artesanais para fomentar um mínimo de caixa para o grupo para que este seja um projeto sustentável.
 O nome do projeto LIPKY remete primeiramente a árvore nacional da República Tcheca Lipa que tem folhas em formato de coração. A alusão à árvore nos remete ao crescimento cultural das crianças e na semente que será plantada nelas. O formato de coração das folhas, traz o valor da amizade e do conjunto, assim como o amor pela cultura no desenvolvimento do projeto; além disso a região representada será a Valáquia sendo a cidade do grupo de referência Liptal; e o nome do segundo grupo referência da mesma região é Lipta.
O primeiro evento aconteceu no dia 06 de Dezembro de 2019 na escola E.M.E.F.E.I MARIE BATA situada na cidade de Batatuba, o tema foi O natal da República tcheca e contou com a participação de 10 crianças dançando, 45 crianças cantando canções natalinas  em tcheco e 6 senhoras do coral do CRAS cantando em tcheco.
Para o desenvolvimento do projeto a ABrasOFFA contou com o apoio do Consulado Geral da República Tcheca de São Paulo, Supermercado Goyos e CHT Quimipel. Os diretores desse projeto são Camila Leal, Rodrigo Rosa e Luana Zaccaro, todos voluntários da ABrasOFFA, que contaram com a ajuda das representantes da escola Profa. Viviane Campagnollo, Profa. Ana Caroline Almeida e da Diretora Neide Ricanelo.
Para o ano de 2020 os diretores do Grupo Lipky buscam apoio para dar continuidade a este projeto rico em conhecimento e amor pela cultura tcheca, já contam com programações em várias datas festivas cujas comemorações tchecas são diferentes das brasileiras, como por exemplo a Páscoa e o Dia das Crianças. Portanto você que assim como os participantes desse projeto se identificam com a cultura tcheca ou tem raízes neste país e deseja colaborar de alguma forma para que este projeto continue no ano vigente, basta contatar a Vice-Presidente da ABrasOFFA Camila Leal por meio do e-mail ongabrasoffa@gmail.com   





Nenhum comentário:

Postar um comentário