Dia da Terra

A ABrasOFFA está realizando, as comemorações de 50 anos do Dia da Terra com diversas atividades espalhadas pelo Brasil e em alguns países pelo mundo.
Os interessados podem entrar em contato por meio do Instagram @abrasoffa_ong.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

GRUPO FOLCLÓRICO BRASILEIRO, ENCANTA OS POLONESES




Misturar  culturas diferentes , vivenciar  novas experiências, propiciar encontros inesquecíveis, um mundo  de várias culturas onde se misturam  sons estranhos e exóticos , é quando  o dia a dia  se transforma em  momentos mágicos e intensos.

É neste clima que o Grupo CTG Pioneiros do Centro-Oeste, está participando da primeira etapa de sua viagem, o FESTIVAL KASHUBIAN MEETINGS WITH FOLKLORE OF THE WORLD , no período de 23 a 27 de julho, na cidade de Brusy, na Polônia.

O festival é realizado pelo centro Cultural e Bibliotecário de Brusy e neste ano, participam 15 grupos folclóricos entre grupos nacionais e estrangeiros como: Alemanha, Bulgária, Bielorússia, Canadá, Taiwan e Macedônia.

A sede do festival foi a cidade de Brusy e os grupos  percorreram 05 cidades participantes do Circuito como Czersk, Koscierzyna, Swornegacie e Wiele,  com apresentações , desfiles e culto ecumênico.

Apesar da timidez de muitos peões e prendas, os olhos brilham e a curiosidade se manifesta, em contato com frutas de sabores e aspectos diferentes, a  comida típica da região,  expressões verbais ou ainda a beleza das flores espalhadas pelas ruas e jardins.
O Grupo foi convidado pela  ABrasOFFA  -  Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares, entidade que realiza Festivais  de Folclore em várias cidades e que leva grupos   brasileiros  para representar o Brasil no exterior.
O grupo é formado por jovens entre 13 e 18 anos e mostra o folclore gaúcho com danças como balaio, tatu, chimarrita, xote carreirinha e ainda as danças dos facões, chula e boleadeiras.

No primeiro dia de Festival, na Polônia, os grupos foram convidados para a troca de presentes, e cada grupo, trocou presentes com as autoridades da cidade e participou da integração, onde cada país mostrou  um pouco das suas tradições e cultura.
Foi pensando nisso, que o Patrão e Instrutor de Danças, Professor José Mitielo, criou uma música em Polonês , que tem encantado os poloneses, por onde o grupo passa.

POLO ... POLO ...NIA,  POLO...POLO...NIA
PODOBA MI SIE TUTAJ – GOSTO DE ESTAR AQUI
CIESZE SIE –ME ALEGRO
KOCHAM BRUSY – AMO BRUSY

Por onde o grupo passava e cantava esta música, era ovacionado pelo público  que aplaudia entusiasmado, chegando ao ponto das crianças, correrem ao lado do ônibus, acenando na partida do ônibus.

O Grupo musical composto de 05 integrantes, tocam violões, gaita, bumbo leguero e  vocais  que acompanham  o grupo nas danças, executando   músicas tradicionais, possui também  um repertório de música MPB que tem encantado o público.

O festival é realizado pelo centro Cultural e Bibliotecário de Brusy e neste ano, participam 15 grupos folclóricos entre grupos nacionais e estrangeiros como  Alemanha, Bulgária, Bielorússia, Canadá, Taiwan  e  Macedônia.

A sede do festival foi a cidade de Brusy e os grupos  percorreram 05 cidades participantes do Circuito, com apresentações , desfiles e culto ecumênico.

No encerramento os músicos de cada país, participaram de um momento muito especial,  cada um deles tocou e cantou uma canção polonesa, no idioma do seu  país , seguida por uma coreografia dos dançarinos.

Antes de encerrar o espetáculo um grupo de malabares apresentou uma coreografia, utilizando fogo e após todos os grupos, subiram ao palco e assistiram uma  queima de fogos de aproximadamente  dez minutos.

Na opinião dos jovens integrantes do grupo, a experiência foi inesquecível e oportunizou que conhecessem novas culturas .


Após o término do festival e antes de dar inicio a segunda etapa, o Grupo partiu para a cidade de Cracóvia, com passeios programados aos pontos turísticos ,  as Minas de Sal de Wieliczka e á cidade de Zakopane, considerada ä capital de Inverno da Polônia e onde foi sede do Mundial de Esqui .













Nenhum comentário:

Postar um comentário