Dia da Terra

A ABrasOFFA está realizando, as comemorações de 50 anos do Dia da Terra com diversas atividades espalhadas pelo Brasil e em alguns países pelo mundo.
Os interessados podem entrar em contato por meio do Instagram @abrasoffa_ong.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Circuito Fest in Folk 2014 - Conheça um pouco das tradições do sul da França!

Circuito Fest in Folk 2014 - Conheça um pouco das tradições do sul da França!


Neste ano, receberemos o grupo folclórico francês "Lous Toustem Amics"!

O grupo “Lous Toustem Amics” (que significa Os Amigos para Sempre) nasceu em 1979, quando o padre Camiade lançou um desafio aos jovens de sua paróquia: se eles conseguiriam andar sobre pernas de pau.
Em seguida, os homens e mulheres que tinham cerca de 20 anos entraram nessa louca aventura. A idéia do pároco era congregar os jovens para que pudessem compartilhar momentos de felicidades. E ele conseguiu!
Hoje, dançarinos (homens) sobre as pernas de pau e as dançarinas no chão perpetuam as tradições da região de Landes. O grupo começou dançando nas proximidades da paróquia de Camiade erapidamente passaram a se apresentar por toda a região e em todo o país de ônibus, conduzido pelo padre. Então, eles decidiram estender a viagem para o resto da Europa e do mundo. E assim nasceu o grupo!






A tradição das pernas de pau em Landes
O grupo Lous Toustem Amics, com sede na vila de Brassempouy, situa-se no sul do departamento de Landes, na França. No passado, a região de Landes era um vasto pântano. Os pastores, para cuidar de seus carneiros e ovelhas à distância, andavam em pernas de pau. Eles não afundavam porque havia uma camada de "alios" abaixo do solo que impediam as pernas de pau cedessem.
Quando Napoleão chegou ao poder, ordenou a plantação de pinos para secar os pântanos. Desde aquela época a região tornou-se a mais vasta floresta de pinos na Europa.


"Hoje, as pernas de fazem parte do nosso folclore e trazem um aspecto espetacular", diz o grupo.



As apresentações na cidade de Santos acontecerão de 25 a 31 de agosto! Em breve divulgaremos a programação completa!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário