Dia da Terra

A ABrasOFFA está realizando, as comemorações de 50 anos do Dia da Terra com diversas atividades espalhadas pelo Brasil e em alguns países pelo mundo.
Os interessados podem entrar em contato por meio do Instagram @abrasoffa_ong.

domingo, 7 de agosto de 2011

Amarelinha rumo à França

Mariana Rodrigues

No mês de agosto, a voluntária Rachel Munhoz representará o Brasil e a ABrasOFFA na França. Recém formada em Jornalismo, Rachel descobriu a ONG enquanto estagiava em uma rádio em São Vicente. “Eu estava encarregada da produção de uma matéria sobre cultura e recebi a indicação da ABrasOFFA. Assim. acabei conhecendo a Helena e o trabalho que é desenvolvido pela ONG.”

Ela começou o voluntariado para poder trabalhar com a área cultural, mesmo que não tivesse ligação com jornalismo. “Queria trabalhar diretamente com cultura de povos, história de povos e queria ver o pessoal chegando. Eu vim para oferecer o que sei fazer, que é trabalhar com imprensa, com comunicação. Chegando aqui a gente começa a trabalhar com um monte de coisas. Isso que é legal.”

Agora, após cinco meses integrando a equipe da ABrasOFFA, Rachel recebeu a oportunidade de viajar para a França para realizar a cobertura do festival Festival International de Folklore de Montoire,em Montoire. Ela ficará 12 dias na França, no início de agosto, pelo projeto Rede de jovens voluntários pela Cultura de Paz.

Ela afirma que está bastante ansiosa com a viagem e um pouco preocupada também. “É a primeira vez que viajo para fora do Brasil e também a primeira vez que viajo sozinha. “

O grupo responsável pelo convite precisava de um jornalista para realizar o trabalho que eles queriam. Ela se encaixava nas necessidades do que foi pedido, exceto pelo fato de que não conhecer a língua francesa. E isso foi uma preocupação. “O que me deixa mais insegura é que não sei falar francês. Mas desde que decidi ir estou estudando o idioma pela internet e tendo aulas com outra voluntária da ONG. Estou aprendendo pelo menos para não ter problemas com alimentação, saúde.” Desde o início os organizadores franceses ofereceram suporte no que for preciso para receber Rachel além de antigos amarelinhos que moram no país.

Além de cobrir o evento francês Rachel irá apresentar o Brasil para os participantes, fazer contatos e convites oficiais em nome da ABrasOFFA para que os grupos interessados venham em 2012 participar do festival brasileiro. Além disso, convidar duas francesas para que venham conhecer o País ainda em 2011.

Grupos da Argentina, Indonésia, Irã, Irlanda, Estados Unidos, Itália, Macedônia, México, Portugal e Romênia se apresentarão no Festival de Montoire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário