Dia da Terra

A ABrasOFFA está realizando, as comemorações de 50 anos do Dia da Terra com diversas atividades espalhadas pelo Brasil e em alguns países pelo mundo.
Os interessados podem entrar em contato por meio do Instagram @abrasoffa_ong.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

O que foi o Circuito Brasil Fest In Folk de 2011 - Bertioga

O Circuito Brasil FestInFolk é um evento idealizado e trazido para nosso País por Helena Lourenço, Bacharel em Turismo, e que durante muitos anos se dedicou ao folclore como Diretora de Grupo de preservação das tradições gaúchas, formado por funcionários da VARIG, e que diversas vezes participaram de festivais na Europa. 
Em 1987 é realizada a 1ª Edição do evento na cidade de Campos do Jordão, tendo o  apoio institucional do Ministério da Cultura, Calendário de Eventos Turísticos da EMBRATUR e Calendário Mundial do IOV.
Após seis anos de realização o evento é realizado em cidades do Estado de São Paulo e começa a percorrer alguns Estados Brasileiros, como o Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Os voluntários da ONG são treinados para receber o estrangeiro no Brasil, recebendo aulas de história, geografia, comportamento social, informações acerca de nossos costumes e tradições, além de organização de eventos, comunicação e marketing, entre outros.

Durante os 24 anos de festival, já participaram grupos folclóricos África do Sul, Áustria, Alemanha, Argentina, Bolívia, Bulgária, Colômbia, Chile, China, Chipre, Croácia, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Equador, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Iugoslávia, Itália, Lituânia, Macedônia, México, Paraguai, Perú, Polônia, Portugal, República Theca, Romênia, Rússia, Senegal, Suíça, Suécia, Trindad-Tobago, Uruguai, Venezuela e inúmeros representantes de Estados e do folclore nacional.
  

Este ano, o Brasil FestInFolk acontece em Bertioga, pela segunda vez, contando com o apoio da prefeitura do município, de 24 a 31 de agosto. Os grupos folclóricos participantes são: Brasil (São Bernardo do Campo e Goiás) Chile, México e outros locais. Os grupos irão percorrer os bairros e as escolas da Cidade, se apresentando para a comunidade. 


Programação

24/08 ( quarta-feira)
19h -Grupos assistem a uma peça de teatro na Casa da Cultura, em Bertioga

25/08 (quinta-feira)
20h- Apresentação no Jantar Beneficente / Fundo Social
End. Tenda na Praça de Eventos

26/08 (sexta-feira)
10h - Projeto Escola - EMEIF Boracéia
End. Rua Professor Geraldo Rodrigues Montemor, 295 - Boracéia

15h - Projeto Escola - EMEIF José Inácio Hora
End. Rua Dr. Rodrigues Alves, 759 - Jardim Paulista - Bertioga

27/08 (sábado)
10h - Paz na Ponta do Giz - Mercado Municipal de Santos
End. Praça Iguatemi Martins - Vila Nova - Santos

11h - Poupatempo 
End. Rua João Pessoa, 246 - Centro - Santos

18h - Parque Tupiniquins 
End. Centro de Bertioga

20h - Shopping Riviera
End. Avenida da Riviera, 600 - Riviera de São Lourenço - Bertioga


28/08 (Domingo)
13h - Festa do Camarão na Moranga
End. Praça de Eventos de Bertioga - Praia da Enseada - Centro - Bertioga

29/08 (Segunda- feira)
10h- Projeto Escola - EMEIF José Ermírio de Morais
End. Rua Victorio Guindolin, s/n - Jardim Indaiá

15h - Projeto Escola - EE Arquimedes Bava 
End. Washington Curvelo de Aguiar, s/n - Jardim Indaiá


Grupos Folclóricos participantes:

Conheça a cidade que vai abrigar o festival este ano:

Bertioga é um município no litoral do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista. Sua área é de 491,2 km², sendo 85% de área de preservação ambiental permanente. O clima é o subtropical úmido, com verões quentes e invernos brandos, com a ausência de mês seco, sendo julho o mês mais frio, com média de 17°C. O mês mais quente é fevereiro, com média de 30°.
Liga-se com o planalto pela Rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) (ao norte), com a Ilha de Santo Amaro (Guarujá) por meio de um serviço de ferry-boat (ao sul), com Santos (a oeste) e São Sebastião (a leste) pela Rodovia Rio-Santos (SP-55/BR-101).
Fica no município a pequena Vila de Itatinga, que tem acesso restrito a visitantes. O único acesso a vila é feito ao final da rua Manoel Gajo, onde existe um pequeno Ferry Boat de onde é feita a travessia do rio Itapanhaú através de uma barca cedida pela Codesp (empresa que mantém o controle do local). Após a travessia é necessário percorrer aproximadamente 7 km trilhos ao pé da Serra do Mar sobre um bondinho. O percurso é repleto de belas paisagens, é comum ver animais a solta , bem como belas cachoeiras e riachos. Na Vila de Itatinga moram cerca de 70 famílias dos trabalhadores da usina de Itatinga, que gera energia para o porto de Santos



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário