Dia da Terra

A ABrasOFFA está realizando, as comemorações de 50 anos do Dia da Terra com diversas atividades espalhadas pelo Brasil e em alguns países pelo mundo.
Os interessados podem entrar em contato por meio do Instagram @abrasoffa_ong.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Boletim Informativo Mundial da Cultura de PAZ - Outubro 2014





Setembro é o mês do Dia Internacional da Paz, que é celebrado por milhões de pessoas em todo o mundo. Ele nos fornece uma medida para saber como a cultura de paz está avançando.

Na África, o 25 º aniversário da fundação do movimento Cultura de Paz foi celebrado em 21 de setembro em Yamoussoukro, Costa do Marfim pela UNESCO, pela Fundação Félix Houphouët-Boigny para a Investigação da Paz e pela Rede de Fundações e instituições de pesquisa para o promoção de uma Cultura de Paz na África. Ao mesmo tempo, muitas festas locais ocorreram em toda a África, exemplificadas por um relatório na CPNN de Zanzibar.

América Latina viu extensas celebrações de paz em setembro. No final do mês, Colômbia sediou uma conferência internacional "Construindo a Paz no Século XXI", enquanto no início do mês, a sociedade civil da Colômbia comemorou uma semana de paz. Na Bolívia, o Dia Internacional da Paz foi celebrado em Chuquisaca, Cochabamba, El Alto, La Paz, Santa Cruz e Tarija, um esforço que foi acompanhado por 51 instituições, incluindo o Governo, autarquias, universidades, escolas, faculdades e organizações não governamentais. E de especial importância, os estados de Michoacán e Zacatecas, no México voltaram ao Manifesto 2000 para inspiração. Durante o Ano Internacional para uma Cultura da Paz no ano de 2000, 75 milhões de pessoas assinaram o Manifesto, prometendo a cultivar uma cultura de paz em suas comunidades.

Nos Estados Unidos, em conjunto com a marcha de 400 mil pessoas diante das Nações Unidas, pedindo um acordo para deter o aquecimento global, uma iniciativa para a não-violência e cultura de paz foi lançada e agora inclui mais de 180 organizações.



Na sede das Nações Unidas, o Secretário-Geral tocou o Sino da Paz na companhia de ativistas pela paz de todo o mundo. No início do mês, ele falou em um Fórum de Alto Nível para a cultura da paz. O principal palestrante do evento foi o Prêmio Nobel Linda Gbowee da Libéria.

Para dar uma idéia do alcance das celebrações em todo o mundo, vejo que a listagem de artigos de notícias recentes no Google News inclui 2.960 para "Dia Internacional da Paz", bem como 2300 para "Día Internacional de la paz" e 986 para "journée Internationale de la Paix "

Finalmente, a Aliança Global para Ministérios e Infra-estruturas de Paz iniciou uma campanha em busca de um bilhão de assinaturas pedindo para a ONU e os governos de todo o mundo para estabelecer ministérios, departamentos e infra-estruturas de paz que apoiam a cultura global de paz!

Em suma, temos visto este mês a mobilização mais impressionante para uma cultura de paz desde o Ano Internacional da Cultura de Paz há 14 anos. Em outras palavras, podemos dizer com certeza que a cultura da paz está avançando.

Por favor envie-nos artigos sobre o trabalho da sua organização e outra cultura de paz notícia. (veja-http://cpnn world.org/write/reporter.html). Estamos ansiosos para ouvir de você.

Paz, através da luta,

A Equipe CPNN
decade@decade-cultura-de-peace.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário