Dia da Terra

A ABrasOFFA está realizando, as comemorações de 50 anos do Dia da Terra com diversas atividades espalhadas pelo Brasil e em alguns países pelo mundo.
Os interessados podem entrar em contato por meio do Instagram @abrasoffa_ong.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Boletin Informativo Mundial da Cultura de PAZ - Julho 2014




Dois Prêmios Nobel da Paz nos fornecem análises detalhadas de eventos importantes neste mês.

Prêmio Nobel Mairead Maguire deu um grande discurso no evento da Paz em Sarajevo e lamentou a direção a ser tomada pela Europa: "estamos testemunhando a crescente militarização da Europa, o seu papel como uma força motriz para armamentos, e seu caminho perigoso, sob a liderança . dos EUA / NATO, em direção a uma nova guerra "fria" e agressão militar. Maguire pediu a abolição da NATO e a reforma das Nações Unidas: "A ONU deve participar ativamente e fazer uso do seu mandato para salvar o mundo da guerra ."

De acordo com os participantes do evento Sarajevo, as observações feitas por Maguire e outros oradores inovaram, abordando temas como a NATO, que foram tabu no passado. "A paz é possível" - este era o estado de espírito comum no evento de Sarajevo. Queremos "não mais guerra e os conflitos devem ser resolvidos pacificamente" - foi a mensagem de mais de 900 pessoas e pacifistas de 32 países na cerimônia de abertura. "Que a Sarajevo, onde a paz terminou, seja o ponto de partida para o início de uma ousada vocação universal para a paz através da abolição do militarismo." Novamente, a importância do programa de cultura de paz da UNESCO como alternativa para o programa da guerra e da militarização foi enfatizada.

Outro ganhador do Nobel, o arcebispo Desmond Tutu, diz-nos porque era importante que a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos votassem para alienar seus fundos de empresas que ajudam a ocupação israelense da Palestina. "Estou pedindo especialmente a assembleia para adotar a proposta de nomear Israel como um estado de apartheid através de suas políticas domésticas e de manutenção da ocupação e a proposta de pedido para a alienação de algumas empresas que contribuem para a ocupação do povo palestino." Arcebispo Tutu continua a dizer que "Os paralelos com a minha própria amada África do Sul são dolorosamente forte de fato ... Nós aprendemos na África do Sul que a única maneira de acabar com o apartheid pacificamente era forçar o poderoso para a mesa por meio de pressão econômica".






A votação foi apertada, mas a Assembleia Geral Presbiteriana votou a alienar da Caterpillar, Motorola Solutions e Hewlett Packard por causa de seu envolvimento com a ocupação militar israelense. Isto acompanha duas outras ações semelhantes nas últimas semanas: A Igreja Metodista Unida, a maior denominação protestante na linha principal dos EUA decidiu se desfazer de uma empresa de segurança privada que fornece equipamentos para as prisões israelenses na Cisjordânia ocupada e a fundação Bill & Melinda Gates liquidou as suas ações na mesma empresa.


Outras análises aprofundadas de desinvestimento pela Igreja Presbiteriana estão disponíveis na seção de discussão para os artigos precedentes.


Enquanto isso, os processos de paz na Colômbia e nas Filipinas, que foram discutidos no boletim de Maio, continuam a avançar. Na Colômbia, o presidente em exercício foi reeleito com a promessa de continuar o processo de paz. E nas Filipinas, a conferência, intitulada "A paz é Viver Juntos - Religiões e culturas em diálogo para a Paz e Reconciliação em Mindanao" atraiu autoridades governamentais nacionais e locais, bem como os da Frente Moro de Libertação Islâmica, Frente Moro de Libertação Nacional, Organização de Cooperação Islâmica, as universidades Mindanao, diplomatas e organizações não-governamentais das Filipinas e outros países, assim como muitos jovens.


Por favor envie-nos artigos sobre o trabalho de sua organização e outras notícias sobre cultura de paz. (ver http://cpnn-world.org/reporter.html). Estamos ansiosos para ouvir você.


Paz, através da luta,


A Equipe CPNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário