Dia da Terra

A ABrasOFFA está realizando, as comemorações de 50 anos do Dia da Terra com diversas atividades espalhadas pelo Brasil e em alguns países pelo mundo.
Os interessados podem entrar em contato por meio do Instagram @abrasoffa_ong.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

FOLCLORE FAZ SUCESSO NAS ESCOLAS DE SANTOS - SP

FOLCLORE FAZ SUCESSO NAS ESCOLAS DE SANTOS - SP


Em sua 26 edição o Festival Internacional de Folclore do Brasil, trouxe para Santos os Grupos Folclóricos da Argentina, Chile, Indonésia e Venezuela . 
Um dos projetos desenvolvidos pela entidade ABrasOFFA é o Projeto Escola que este ano percorre mais de  08 escolas, sendo uma das  atividades mais esperadas , já que o envolvimento das escolas, tem inicio alguns dias antes, com trabalhos pedagógicos, envolvendo as crianças . 
Algumas escolas desenvolveram pesquisas sobre cada país visitante e também sobre o nosso  folclore em forma de cartazes, maquetes, esculturas, painéis espalhadas pelas salas de aula. 
Os grupos ficaram encantados com o que viram e como forma de agradecimento, fizeram muitas serenatas para as professoras  e também para as cozinheiras .  

 Segundo os grupos uma das escolas que mais os impressionou foi a da Unidade Municipal de Ensino Cidade de Santos, que espalhou pelos corredores, pesquisas sobre os costumes e tradições  de cada país visitante, como população, estatísticas, folclore, pontos turísticos, mapas com a localização.  Os grupos fotografavam  os cartazes nas paredes e comentavam entre si, o que a escola havia feito junto aos alunos. Segundo,  a Assistente de Direção Maria do Socorro Bezerra Vello , houve uma preocupação por parte de todos na escola, de mostrar a  hospitalidade , o carinho e como todos estavam honrados com a presença dos estrangeiros. 




As apresentações, aconteceram nos páteos e em salas de aula e os grupos tiravam as crianças para dançar ao ritmo de cada país, transformando cada visita em uma grande integração. 
As crianças por sua vez, atentas  e curiosas permaneciam encantadas com as roupas, música e a maquiagem das mulheres com roupas coloridas, muitas tentavam imitar os gestos das meninas do Grupo da Indonésia. 










Os grupos da Argentina, Chile e Venezuela se esmeraram nas danças trocando o vestuário e fazendo om que as crianças participassem dançando, numa verdadeira integração . 
Para a Presidente da entidade, Edvânia Félix , este projeto é um dos mais esperados pelos voluntários, pois há uma verdadeira integração entre as crianças e as danças. 
A curiosidade também é estimulada, pois a criança além da pesquisa, acaba vivenciando junto aos grupos as diversidades culturais de cada povo. 



Por: Helena Lourenço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário